O que é o JUO?



Segundo um levantamento feito pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude, com apoio do Ministério do Esporte, os primeiros registros históricos oficiais do esporte educacional no Brasil datam do ano de 1916, quando foram realizadas disputas interestaduais envolvendo universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Porém, já no final do Século 19, havia indícios de competições universitárias, realizadas de forma isolada no colégio Mackenzie, em São Paulo, e na Faculdade Politécnica de Medicina e Cirurgia, no Rio, incluindo a Escola Politécnica do Rio.

O Decreto Lei 3617, de 15/09/1941 , estabeleceu as bases da organização dos desportos universitários. A organização de universidades para realização dos torneios universitários acontece em todo o país.

LEI MUNICIPAL 4348 / 2009 de 10 de setembro de 2009.

"INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE OSASCO OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS."

Projeto de Lei nº 61/09, de autoria do Sr. Vereador Rogério Lins Wanderley. 

DR. EMIDIO DE SOUZA, Prefeito do Município de Osasco, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º Ficam instituídos no calendário oficial do município os Jogos Universitários.
Parágrafo Único – Os jogos dar-se-ão entre a penúltima semana de setembro e a segunda de outubro de cada ano.

Art. 2º Participarão dos jogos os estudantes matriculados em Faculdades ou Universidades Estabelecidas no município de Osasco.

Art.  3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Osasco,10 de setembro de 2009.

DR. EMIDIO DE SOUZA
Prefeito